Ainda sonhando com Real Madrid, jovem Pety tem adaptação difícil ao Cruzeiro e quase é dispensado.
Depois de ficar a um passo do Real Madrid, no começo deste ano, ao ser aprovado em teste no clube merengue, o jovem Luís Henrique dos Santos, de 13 anos, apelidado de Pety, que desde março mora na Toca da Raposa I, enfrentou problemas de adaptação no início e quase foi dispensado pelo Cruzeiro. O agente do atleta, que adotou caminho parecido com o experimentado por Neymar em sua adolescência, informou que uma possível transferência para a Espanha não está descartada.
CHOQUE DE REALIDADE NA CHEGADA
- Ex-goleiro Raul Plasmann diz que chegou a crer que Pety não iria emplacar no Cruzeiro: “É um menino bom demais, um menino do grupo. Mas ele chegou aqui achando que ele era o Pelé, não que ele fosse mascarado, mas ele achou que seria o melhor. Mas ele se assustou, porque de repente ele encontrou dificuldade. Tive a impressão que ele não iria emplacar, que teríamos que dispensá-lo"
Sem receber um convite formal do Real Madrid, Pety apresentou-se ao Cruzeiro em 5 de março e fixou residência em Belo Horizonte, sem os familiares, que o visitam semanalmente. Coordenador das categorias de base do clube mineiro, o ex-goleiro Raul Plasmann, conta que o habilidoso alagoano teve dificuldades no começo.
“É um menino bom demais, um menino do grupo. Mas ele chegou aqui achando que ele era o Pelé, não que ele fosse mascarado, mas ele achou que seria o melhor. Mas ele se assustou, porque de repente ele encontrou dificuldade. Tive a impressão que ele não iria emplacar, que teríamos que dispensá-lo”, disse o ex-goleiro celeste, que preferiu esperar mais um pouco.
“Seria um ‘auê’, porque o cara que era pretendido pelo Real Madrid, considerado um craque, seria dispensado. Pensei, vai ser um horror. Então, falei, vamos esperar mais um pouco. Assim, ele foi ganhando mais tranquilidade, se acertando. Ele é um bom jogador, mas não é nada excepcional. Tem qualidade e pode vir a até ser um grande jogador”, afirmou.
No Cruzeiro, Pety recebe uma ajuda de custo, já que ainda não pode estabelecer vínculo profissional, por ser menor de 16 anos, como determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei Pelé. A promessa ficou famosa, por meio de vídeos no YouTube, e acabou sendo levada pela empresa Players Brasil para jogar no futebol do interior de São Paulo.
Pety foi chamado para defender o Olé Brasil, clube especializado em formação de jogadores. No final de 2011, o jovem foi aprovado em teste no Cruzeiro e se transferiu para o clube. Segundo o agente Fifa Fabrício Zanello, que administra a carreira da promessa, o jogador está sendo monitorado pelo Real Madrid, que recebe trimestralmente imagens de seus treinos e partidas. De acordo com ele, o clube merengue estuda a ida de Pety para a Espanha. Porém, ainda considera “cedo” a transferência.
“A ida dele para a Espanha requer um investimento muito grande do clube, porque ele teria que dar alojamento também para os pais do Pety. Então, eles preferiram deixar o jogador aqui no Brasil e, a cada três meses, estão recebendo um DVD para monitorar a evolução”, observou.
O Real Madrid considera que o empecilho maior seria o alto investimento feito para ter o jogador. O clube teria que abrigar a família do alagoano e conseguir um emprego para o pai de Pety, Amaro dos Santos, condição obrigatória para que um jogador “não europeu” atue no país antes dos 18 anos.
O caminho trilhado por Pety foi semelhante ao de Neymar. Quando tinha 13 anos, o atacante do Santos e da seleção brasileira passou em avaliação do Real Madrid. A então promessa acertou compromisso com os merengues, em que ganharia 5.100 euros a cada partida oficial disputada.
Porém, o Santos interferiu na negociação e conseguiu a volta do jogador, depois de depositar cerca de R$ 1 milhão na conta do pai de Neymar. O atacante voltou às categorias de base do time paulista e passou a receber R$ 35 mil mensais. Pety fez testes no Real Madrid e no Bétis, sendo aprovado nas duas equipes, e ainda sonha em jogar no futebol espanhol, segundo o seu agente. O jovem atleta é resguarado pelo Cruzeiro e não tem concedido entrevistas, ao menos por enquanto.
Fonte: Uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário